Coordenador : Aline Moreira de Souza
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 396384.2206.84665.28062023
Departamento/Setor: MCV
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público será composto por moradores de rua que tem animais de estimação, ou pessoas que tenham resgatado animais das ruas, além da população em geral que poderá ser atingida nas campanhas educacionais durante as ações dos movimentos parceiros, estudantes e professores de medicina veterinária da UFF e voluntários de ONGs parceiras do projeto.
Local de atuação: As amostras biológicas serão coletadas por médicos veterinários dos projetos parceiros durante suas ações no Estado do Rio de Janeiro. Se houver possibilidade parte da equipe auxiliará nas ações presencialmente. Será de responsabilidade do projeto parceiro o acondicionamento adequado e envio das amostras para o Laboratório Clínico Veterinário do HUVET (LABHUVET) da Faculdade de Veterinaria da UFF, onde os exames serão processados. O LABHUVET fica no terceiro andar do HUVET, sito à Av. Alm. Ary Parreiras 503, Icaraí - Niterói - RJ - CEP24220000. Para os exames de imagem, voluntários dos projetos parceiros levarão os animais até o HUVET para realização dos exames solicitados, mediante agendamento prévio.
Objetivo
Realizar exames laboratoriais para auxiliar na avaliação da sanidade, realizar o diagnóstico de doenças e acompanhar o tratamento de animais errantes; Auxiliar projetos sociais ou de extensão com animais errantes e população de rua do Estado do Rio de Janeiro; Contribuir para a formação profissional e cidadã de estudantes de medicina veterinária da UFF; Estimular a guarda responsável de animais; Promover a educação em saúde e ambiental, informando sobre conceitos de saúde única, zoonoses, guarda responsável, entre outros, utilizando a ludicidade para atingir todos os públicos.
Resumo
Animais errantes são aqueles que não tem moradia fixa. Isso se aplica a animais que vagam pelas cidades sem proteção de um tutor, mas também àqueles que se tornam invisíveis por estarem sob responsabilidade de moradores de rua, que muitas vezes tem nesses animais seu único amigo ou família. O projeto Apoio diagnóstico aos animais errantes tem por objetivo auxiliar a avaliação do estado geral de sanidade, o diagnóstico de doenças e o acompanhamento do tratamento de animais errantes atendidos por médicos veterinários vinculados a projetos sociais ou de extensão. Esse projeto está articulado com os Projetos Amigos do Cavalo, Laboratório aberto e Campanha de Conscientização sobre doenças transmitidos por vetores, todos da Faculdade de Veterinária da UFF e à ONG Moradores de rua e seus cães/RJ (MRSCRIO). Serão processados exames laboratoriais para avaliação do estado de saúde dos animais, incluindo pré-operatórios para assegurar maior segurança à esterilização e exames diagnósticos para diversos agentes biológicos transmitidos por vetores que podem ter caráter zoonótico, promovendo a saúde única. Dessa forma, pretende-se auxiliar ações sociais que trazem dignidade aos animais e seres humanos que encontram-se em situação de perigo iminente nas ruas do Estado do Rio de Janeiro, contribuindo para a formação profissional e cidadã de estudantes de medicina veterinária da UFF e promover a educação em saúde e ambiental.